Av. Pedro de Souza Lopes, 1239 - Guarulhos - SP - Fone: (11) 2453-2025



Geotermia


A energia necessária para aquecimento e água quente de uso doméstico, tradicionalmente obtinha-se através de combustíveis fósseis. Durante anos investigou-se alternativas que reduzam as emissões de CO2 na climatização dos edifícios, no entanto enquanto os preços do carvão, petróleo e gás natural se mantiveram baixos não existia um grande incentivo para encontrar alternativas.

Se, se projectar correctamente o sistema, o aproveitamento da energia geotérmica é altamente compatível com o meio ambiente; está sempre disponível e è virtualmente inesgotável. Os sistemas de geotermia superficial, com uma ou várias perfurações equipam-se com sondas de geotermia que aproveitam o calor existente no subsolo.

A sonda de geotermia é um transmissor vertical de calor do subsolo e forma parte de um circuito fechado através do qual se alimenta uma bomba de calor. O sistema de geotermia aproveita do subsolo ou da água subterrânea uma energia constante que se distribui logo ao sistema de climatização do edifício.

As sondas de geotermia instalam-se segundo as necessidades calóricas e condições geológicas em comprimentos entre 20 e 200 mt.